terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Maria dos Anjos, ama do Rei D.Manuel II

Maria dos Anjos Esteves (Marquinhas Rainha), natural de S.João da Pesqueira, foi a escolhida para ser ama do Infante D.Manuel (futuro Rei D.Manuel II) e para continuar a dinastia das amas reais.

Foi a parteira, D.Alice Costa quem teve a delicada missão de descobrir uma ama para o filho mais novo dos reis D.Carlos e D.Amélia de Portugal.

Rainha D. Amélia de Portugal com os dois filhos, o Príncipe Luís Filipe e o Príncipe Manuel de Portugal

 Setembro de 1890.


D.Manuel aos 10 meses

 Setembro de 1890

Infante D. Manuel, com 5 meses, ao colo da sua ama de leite (1890)


O Infante D. Manuel em bebé (1890)

Baptizado do Rei D.Manuel II

 O baptizado do Rei D.Manuel II realizou-se na capela palatina do Palácio de Belém no dia 18 de dezembro de 1889. Assistiram o ministério e a corte, e com a presença do conde de Paris e do imperador do Brasil. Foi o conde de Sabugosa que levou o pequeno infante à pia baptismal.

O Rei D.Manuel II teve como madrinha a sua avó, Rainha D.Maria Pia de Sabóia e como padrinho o seu tio, o Infante D.Afonso, Duque do Porto.

Reportagem da revista "O Ocidente":

Ver Melhor Aqui

Palácio de Belém

Em 22 de Maio de 1886 o Palácio de Belém tornou-se a de residência oficial dos Príncipes Reais D. Carlos, Duque de Bragança e sua jovem esposa D. Amélia de Orleães. Aqui nasceram os seus filhos, D. Luís Filipe e D. Manuel II, que foram baptizados na capela palatina. Após a subida de D. Carlos ao trono, em 1889, não tendo Belém as dimensões de residência oficial da coroa, D. Carlos e D. Amélia mudaram-se para o Palácio das Necessidades, voltando Belém à sua condição de residência dos convidados estrangeiros (albergando, então, entre outros, Afonso XIII de Espanha, Guilherme II da Alemanha e o Presidente francês Émile Loubet. Em 1905, por iniciativa do espírito culto da Rainha D. Amélia, o elegante Picadeiro Real foi transformado em Museu dos Coches Reais (hoje Museu Nacional dos Coches), preservando-se assim a valiosa colecção de coches e viaturas da Casa Real. Ainda sob a égide da Monarquia, o Palácio de Belém albergou o Presidente eleito da República Brasileira, Marechal Hermes da Fonseca, em 2 de Outubro de 1910. Foi neste palácio, durante a recepção ao presidente do Brasil, que o Rei D.Manuel II teve conhecimento da revolução que dias depois lhe roubou a coroa.

D.Alice Costa, parteira que assistiu a Rainha D.Amélia

D.Alice Costa foi a parteira que assistiu a Rainha D.Amélia no nascimento do seu filho mais novo, o Rei D.Manuel II. Também foi D.Alice Costa quem teve a missão de escolher uma ama para o filho mais novo do Rei D.Carlos e da Rainha D.Amélia.

Nascimento e Baptimo do Rei D.Manuel II

Manuel II nasceu no Palácio de Belém, em Lisboa, cerca de um mês depois da subida de seu pai ao trono de Portugal. Baptizado alguns dias depois, no mesmo Paço de Belém, teve por padrinho avô materno, o Luís Filipe, Conde de Paris, tendo participado na cerimónia o imperador do Brasil, Pedro II do Brasil, deposto do seu trono exactamente no dia do seu nascimento. Manuel recebeu à nascença os títulos reais de Infante de Portugal e de Duque de Beja.

Teve o tratamento e a educação tradicionais dos filhos dos monarcas da sua época, embora sem preocupações políticas, dado ser o filho segundo do rei e, como tal, não esperar um dia vir a ser rei.

Notícia sobre o nascimento de D.Manuel II (Diário Illustrado, 16 de Novembro de 1889)

 


Informações sobre o Rei D.Manuel II

Nome Completo: Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio

Data de Nascimento:

15/11/1889

Data de Falecimento:

02/07/1932

Reinado: 1 de fevereiro de 1908 – 5 de outubro de 1910

Esposa: Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen

Pai: Rei D.Carlos I de Portugal

Mãe: Rainha D.Amélia de Orleães

Irmão: Príncipe Real Luís Filipe

Avô Paterno: Rei D.Luís I de Portugal

Avó Paterna: Rainha D.Maria Pia de Sabóia

Avô Materno:

Luís Filipe, Conde de Paris

Avó Materna: 

Maria Isabel Cristina Amélia de Orleães

Títulos:

  • 1889-1908: Sua Alteza Real o infante D. Manuel, Duque de Beja
  • 1908-1910: Sua Majestade Fidelíssima El-Rei
  • 1910-1932: Sua Majestade Fidelíssima El-Rei D. Manuel II